Museu da Guarda

Caminho de Santiago

Museu da Guarda

Roteiro Caminho de Santiago

VIA PORTUGAL NASCENTE

 

O lanço do Caminho de Santiago, que atravessa o Concelho da Guarda, constitui um dos mais belos troços da Via Portugal Nascente, utilizado pelos peregrinos que se deslocam pelas Beiras a Santiago de Compostela, como forma de veneração ao apóstolo São Tiago Maior. O percurso em apreço, que reconstitui com o máximo de fidelidade o traçado original seguido ao longo dos séculos pelos peregrinos de Santiago, tem início em Tavira, no Algarve, e articula-se em Trancoso, com o Caminho de Torres.

O “caminho”, na passagem pelo Concelho da Guarda, tem uma extensão de 41 Km e atravessa as freguesias de Gonçalo, Valhelhas, Famalicão, Fernão Joanes, Meios, Corujeira / Trinta, Maçainhas, Guarda, Faia e Aldeia Viçosa.

O facto de o Concelho da Guarda gozar de uma forte identidade cultural, modelada por uma Paisagem pródiga em belezas naturais e uma história multissecular, torna este tramo compostelano único e de uma beleza indescritível. O itinerário oferece paisagens deslumbrantes que convidam a mergulhar numa história ancestral que se confunde com o quotidiano de povoações típicas da Beira Alta. Aqui poderão encontrar como principais atrações a hospitalidade das suas gentes, guardiãs de veneráveis tradições, a monumentalidade do património edificado e vestígios arqueológicos de enorme importância histórica.

O Caminho de Santiago, no Concelho da Guarda, encontra-se identificado e sinalizado na totalidade do seu itinerário com setas de cor amarela, balizas/postes, azulejos indicadores de direção dentro das localidades, e painéis informativos à entrada das mesmas.

…peregrinar também é contemplar!

Todavia o seu acervo é muito mais vasto estando em depósito uma quantidade apreciável de espécimes arqueológicos, procedentes de doações de particulares e ainda fruto de prospeções e escavações arqueológicas, mormente as levadas a cabo no Mileu e no importante santuário proto-histórico do Cabeço das Fráguas (finais do século VIII a. C. e o século I d. C).

Em depósito existe também pintura dos primórdios do século XX que inclui nomes como, por exemplo, Eduarda Lapa, Eduardo Malta, António Carneiro, Adelaide Lima Cruz, Túlio Vitorino, Abel Santos, António Saúde, Carlos Reis, Falcão Trigoso, Columbano, Veloso Salgado, José Tagarro e João Vaz, que de quando em vez são integrados em exposições temporárias.

Nos últimos anos passaram também a fazer parte do acervo do Museu da Guarda obras, que integraram a sua coleção de Arte Contemporânea, de artistas como, João Cutileiro, Júlio Pomar, Júlio Cunha, Vítor Pomar, Mário Rita, Pires Vieira, Evelina Coelho, entre outros.

Museu da Guarda

Oficina do Peregrino

A “Credencial do Peregrino” é um documento individualizado de identificação dos peregrinos que se dirigem a Santiago de Compostela. Deve ser carimbada pelo menos uma vez por dia como comprovativo do caminho feito pelo peregrino até Santiago.

 

O Caminho de Santiago, na sua passagem pelo Concelho da Guarda, possui um carimbo personalizado que pode recolher nos locais indicados para esse fim.

 

Onde carimbar a sua credencial:

– Nas Juntas de Freguesia abrangidas pelo “caminho” no concelho.

– Oficina do Peregrino (Museu da Guarda)

Rua Alves Roçadas, 30 | 6300 Guarda | Telefone: 271 213 460

Serviços disponíveis ao peregrino:

  • Carimbo de Credenciais;
  • Merchandising alusivo ao Caminho de Santiago;
  • Informações úteis.
Museu da Guarda

Albergues e Outros Alojamentos

Albergue de Peregrinos dos Trinta

 

Rua da Igreja,

6300-225 Trinta

Contacto: 271 598 111

Condições: 20 camas, banhos, sala de estar, cozinha

Preço (noite): 8€

Entidade Gestora: Junta de Freguesia de Corujeira/Trinta

Seminário Maior da Guarda

 

Rua D. José Alves Matoso 7

6300-682 Guarda

Contactos: seminariodaguarda@gmail.com

271 205 200 / 927 665 499

Entidade Gestora: Diocese da Guarda

Residencial Filipe
 

Rua Vasco da Gama, 9

Contactos: geral@residencialfilipe.com

271 223 658 / 271 742 197

Preço: 20€

Museu da Guarda

Mais informações úteis:

APP Caminhos de Santiago – Portugal

Nesta aplicação poderão encontrar, além do track do Caminho de Santiago “Via Portugal Nascente”, informação sobre as etapas, albergues, restaurantes e outra informação útil.

 

Como instalar no seu smartphone

Procurar no Google Play a APP “Caminho de Santiago – Portugal” e instalar.

Depois de instalar a APP basta procurar “Via Portugal Nascente”.