Museu da Guarda

Serviços Educativos

O Museu apresenta-se como uma instituição detentora de uma estimável herança cultural, que oferece aos seus visitantes uma aproximação quer a testemunhos únicos do passado, quer a obras de arte antigas e contemporâneas, assumindo a responsabilidade de expor e valorizar o seu acervo de forma educativa em proveito da Comunidade. A montagem de uma exposição resulta de escolhas e mensagens com as quais se pretende “interpelar” e “instruir” o público. Nesta perspetiva, o Museu pode assumir-se como um interlocutor com capacidade de educar de forma lúdica. É esse o papel que o Serviço Educativo pretende desempenhar no cumprimento da sua programação, perspetivando-se numa criação de dinâmicas participativas, em linha com a evolução da sociedade. Nesse sentido, as propostas complementares às exposições temporárias e permanentes visam estimular o interesse pela História local e regional e o gosto pelas Artes Plásticas, partilhando técnicas, ideias e conhecimento.

Atividades

A visita-oficina possibilita a conjugação da componente teórica e dialogante com a realização de pequenos momentos de experimentação nos espaços do Museu, estreitando a dinâmica de comunicação a diferentes públicos. Estas visitas proporcionam explorar uma obra, o desenho surge como um fio condutor que ajuda a ver melhor. A sensibilidade e os afetos convocam o próprio corpo para a ação de fazer. Esta atividade propõe aos visitantes serem eles os artistas, e criarem a sua obra inspirada nas exposições.

O Museu da Guarda organiza visitas guiadas. Gostaria de participar numa visita guiada ao museu com os seus amigos e familiares ? O Museu disponibiliza este serviço mediante marcação prévia. Um guia falará sobre a história do museu ao longo de um percurso que lhe permitirá visitar as exposições temporárias e permanentes. Inscreva-se já.

A atividade (Ar) risca e Serás Artista pretende despertar a imaginação e construir novas sucessões de pensamento, raciocínio e perceção. As sensações de espanto e curiosidade proporcionadas por práticas artísticas podem ser sentidas de forma emotiva, e levar as crianças a construir significados sobre o que veem e fazem. Nesse sentido, são levadas a refletir e, consequentemente, a agir e fazer a sua obra prima-prima, através da pintura e do desenho com base numa obra de um conceituado artista.

A música serviu de inspiração para os artistas abstratos e pintar ao som da música estimula os sentidos. A partir de uma imagem pictórica e ao som de uma melodia, esta oficina pretende promover a criação de pinturas sonoras e estabelecer um contexto performativo envolvente e dinâmico.

Os atelieres artístico-culturais decorrem nos últimos sábados de cada mês das 10h00 às 12h30 e dirigem-se a crianças e pais a partir dos três aos 12 anos. A participação requer marcação prévia.

 

Todas as atividades devem ser agendadas, mediante marcação prévia pelo telefone ou por (correio eletrónico), com a antecedência mínima de duas semanas, através dos seguintes contactos:

 

Email

salete.pinto@mun-guarda.pt

Telefone

271 220 745 I 271 213 460 I

Horário de marcação: 2.ª feira a 6.ª feira das 09h00 – 12h30 | 14h00 – 17h30


As atividades promovidas pelo Serviço Educativo e visitas de estudo da iniciativa de Instituições de qualquer grau de Ensino, incluindo Universidades Seniores ou de 3ª idade (mediante marcação prévia e credenciação da Instituição de Ensino, confirmada pelo Serviço Educativo), são gratuitas.

Visitas a grupos particulares:
Até 30 elementos – 3€ por pessoa
As visitas orientadas ao Museu da Guarda: terças e quintas feiras das 14h30 às 16h00

As atividades orientadas procuram potenciar reflexões e debates, estimular o olhar, desenvolver o vocabulário plástico e a sensibilidade às diversas linguagens da arte através de visitas orientadas, oficinas pedagógicas e percursos temáticos em formato de atelier.